Capacitação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

     Em 2019 fiz a capacitação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na UFRGS, projeto desenvolvido pela maravilhosa Michèle, deixarei abaixo o insta para seguirem. 

    Nos encontros realizamos o estudo dos 7 chakras principais do corpo humano, sendo eles: básico, umbilical/sacro, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário. Assim, coloco abaixo uma tabela com algumas informações sobre os referidos chakras para todes que tiverem curiosidade de saber um pouco sobre eles.

CHAKRA

COR

SOM

ELEMENTO

LOCALIZAÇÃO

ATRIBUTOS

AFIRMAÇÃO

PÉTALAS

1º Básico - Muladhara

Vermelho

Marrom

Preto

LAM

Terra

Base da Coluna vertebral

Atuação no campo físico – existência, autoestima, força física, coragem, disposição, decisões do dia a dia.

EU SOU

4

2º Sacro - Swadisthana

Laranja

VAM

Água

Abaixo do umbigo

Criação, vitalidade, apetite, gestação, amar a vida, prazer de viver, relacionamentos, alegria, energia sexual.

EU SINTO

6

3º Plexo Solar – Manipura

Amarelo

RAM

Fogo

Dois dedos acima do umbigo

Ação, comando, porta de entrada e saída de energias negativas, personalidade, ego, aceitação, poder pessoal.

EU FAÇO

10

4º Cardíaco – Anahata

Verde ou rosa

YAM

Ar

Peito

Empatia, compaixão, amor, cura, generosidade.

EU AMO

12

5º Laríngeo - Vishuddha

Azul claro

HAM

Éter

Garganta

Expressão, comunicação, iniciativas.

EU COMUNICO

16

6º Frontal – Ajna

Azul índigo (ou lilás)

OM

Luz

Entre as sobrancelhas, um pouco acima

Imaginação, percepção, sentidos, intuição, vidência.

EU VEJO

96

7º Coronário - Sahasrara

Luz cristal (ou violeta ou dourado)

Silêncio

Todos os elementos

Sobre a cabeça

Conexão com o divino, conhecimento e consciência do universo.

EU COMPREENDO

1.000 (972)


    Os encontros foram muito importantes pra mim, pude ter contato com pessoas que compreendem a importância das práticas integrativas e complementares (PICS) no território, o qual é o local de atuação da sanitarista, que deve ter um olhar do todo, compreendendo a especificidade de cada pessoa e de cada população. As PICS, na minha opinião, devem ser utilizadas como uma forma de promover de saúde. Entretanto, muitas vezes elas são banalizadas, pois vivemos em uma cultura da medicalização da população. 

    Fotos da confraternização:








Instagram do Poéticas em Saúde Coletiva: https://www.instagram.com/poeticassaudecoletiva/ 

Comentários

Postagens mais visitadas