FÓRUM MINEIRO DE SAÚDE MENTAL - FRANCO BASAGLIA E A REFORMA PSIQUIÁTRICA

O vídeo mostra como eram tratadas as pessoas consideradas loucas, como se estivessem em presídios e sofriam extremamente maus tratos, há no vídeo imagens muito chocantes. Devemos sempre lembrar do que aconteceu e estudar o passado não o repetirmos

Basaglia – Italiano (nasceu em 1924). Especialista em doenças nervosas e mentais. Assumiou o manicômio de Gorizia em 1961, trabalho contrapunha com o da época tradicional. Pessoas trancadas em pavilhões e sofriam maus tratos, primeira atitude mudar os cuidados técnicos, humanização do manicômio. Pergunta “como fazer emergir o sujeito dessa humanidade humilhada, destes corpos torturados, destas vidas interrompidas?”

Noção de Duplo da doença mental – não é próprio de estar doente, mas de estar institucionalizado.

Internos vistos como doentes, se enxergava somente a doença. A doença passa a ficar entre parênteses e surge a pessoa. O que interessa é o doente e não a doença.

Necessidade transformações profundadas, tanto na assistência quanto na sociedade. Não bastava somente a humanização das instituições.

Isolamento do louco = excludente e opressor. 1969 – Requer o fechamento do manicômio, rejeitado pelo poder local. A equipe da alta aos internos e se demite.

Agosto 1971 – diretor do hospital psiquiátrico de Trieste – profundas transformações, que envolvia paciente, familiares, profissionais, movimentos estudantis e toda a comunidade. Devolver a liberdade e a dignidade. Implantou uma rede territorial de atendimento.

1973 – Fundada a associação psiquiatria democrática e a OMS passa a ter como principal referência mundial a assistência de saúde mental em Trieste.  

Lei 180 (lei Basaglia) aprovada em 1978 na Itália – abolição dos hospitais psiquiátricos na Itália.


Comentários

Postagens mais visitadas